Aline Cardoso atua como Jurada Auxiliar das Raças Zebuínas na ABCZ .

Essa semana conversamos com a Médica Veterinária Aline Cardoso, que atua como Jurada Auxiliar das Raças Zebuínas, na ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Quer saber como é o seu trabalho? Confira na entrevista!
 

COMO SE DEU A ESCOLHA DE SUA PROFISSÃO? E COMO FOI PARA A ÁREA DE BOVINOS?

Monto desde criança e entrei na faculdade com a intenção de trabalhar com equinos, mas ao longo dos anos, fui vendo uma afinidade maior com os bovinos, aí hoje em dia tenho os cavalos como hobby, e os bovinos como paixão e trabalho. sempre fiz estágio durante as férias, me acrescentaram muito e me fizeram encontrar o que eu realmente amo fazer.

ENCONTROU ALGUMA DIFICULDADE POR SER MULHER NA SAÍDA PARA O MERCADO DE TRABALHO?

Sim, infelizmente hoje ainda existe em dia ainda existe muita desigualdade na profissão, mas acho que o segredo é se impor e mostrar que somos tão capazes quanto eles.

 
EM QUE CONSISTE O SEU TRABALHO ATUAL? O QUE FAZ UMA JURADA DE GADOS?
 
Há pouco menos de um ano  resolvi trocar de área e me dedicar a essa área técnica e de julgamento de gados zebuínos, todo recomeço é difícil, mas isso me fez realmente encontrar o que eu amo fazer, estou apaixonada pela área. Toda raça zebuína tem uma característica que é considerada ideal, formato da cabeça, cupim, dorso lombo, aprumo, pelagem, musculatura, sistema reprodutivo, precocidade…durante o julgamento, olhamos tudo. O animal que mais se enquadrar dentro dessas características, ganha. O trabalho consiste em incentivar o melhoramento genético, para termos melhores animais dentro da pecuária. O meu trabalho atual é basicamente esse. Estou focada nessa área técnica com bovinos e tenho ficado em algumas fazendas pra treinar meu olho e entender melhor sobre tudo que envolve os bovinos de corte e de leite.
 
HÁ OUTRAS MULHERES QUE ATUAM NESSA ÁREA NA EMPRESA?
 
Sim, há muitas mulheres se destacando nessa área. Somos ativas, detalhistas, seletivas, e conseguimos enxergar a beleza e a qualidade dos animais.
 
TEM ALGUM CONSELHO PARA QUEM QUER INICIAR NO SETOR?
 
Acho que o segredo para se destacar, é encontrar o que realmente ama fazer e se dedicar ao máximo para o obter um bom trabalho e mostrar que talento e dedicação não tem nada a ver com sexo. Quando estamos determinados, conseguimos alcançar qualquer coisa.
 
 Ainda tem dúvidas ou quer falar com a Aline? Contate-a através do LinkedIn: LinkedIn/aline-cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *