Entrevista com a Méd. Veterinária Luana Factor

Hoje nós trouxemos uma breve entrevista com a Médica Veterinária Luana Factor, a jovem de 23 anos contou à nossa equipe um pouco sobre o trabalho que realiza em uma fazenda em Descalvado, cidade do interior de São Paulo. Confira!

LUANA, QUAL A SUA ÁREA DE INTERESSE E ONDE ESTÁ TRABALHANDO ATUALMENTE?
Sou Médica Veterinária e tenho interesse na área de reprodução animal, especialmente em bovinos de leite. Atualmente faço estágio após a graduação na Fazenda Agrindus S/A sob a orientação do Médico Veterinário responsável. A Agrindus está em 3° no ranking das maiores produtoras no Brasil e seu leite é do tipo A.

COMO É O SISTEMA QUE A FAZENDA ATUA?
Atualmente, há 1700 vacas em lactação, mantidas em sistema free stall, totalizando uma média de 60 mil Kg de leite por dia e ainda possui o maior rebanho de Holandês registrado do Brasil, com 3,6 mil fêmeas. Hoje, a implementação de dois galpões túnel de vento de Compost Barn vem trazendo melhorias para as novilhas e vacas em pré e pós parto. A reprodução das fêmeas é de extrema importância no alavanque da fazenda, trazendo resultados satisfatórios.

Para quem não conhece, Compost Barn é um sistema de agrupamento coletivo, que tem como principal característica a cama, no qual a serragem é muito utilizada, ela entra em processo de compostagem ao longo do uso junto ao esterco (fezes e urina) dos animais e cria uma fermentação aeróbica onde há poucas bactérias patogênicas, criando uma quantidade de calor que é responsável pela secagem da cama. É uma construção relativamente simples que visa a redução de custo para implementação e manutenção, diminui manejo diário e facilita a mão de obra, garantindo aos animais conforto térmico e local seco (saiba mais).

QUAIS SÃO SUAS FUNÇÕES E HÁ OUTRAS MULHERES NA EQUIPE?
Algumas das minhas funções dentro da fazenda são auxiliar os veterinários na Reprodução Animal, Clínica Médica e Cirúrgica, Necropsias, promover o Bem-estar Animal, entre outras. Médica Veterinária mulher só tem eu, há mais mulheres na fazenda mas ocupam outras funções na fazenda. 

A médica veterinária conclui “Gostaria de agradecer pela página que estimula e valoriza a mulher no Agronegócio. ðŸ˜ŠðŸ˜ŠMuito obrigada ?”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *