Espaço da leitora: A importância das políticas públicas para as mulheres do campo – Mulheres em Campo

Espaço da leitora: A importância das políticas públicas para as mulheres do campo

O Espaço da Leitora de hoje conta com um texto enviado por Nátaly Oliveira, de 21 anos, técnica em agropecuária, cursando o 7º período de Engenharia Agronômica e atualmente prestando assistência técnica para os produtores de sua região. Vinda de família de produtores, possui forte ligação com o campo desde criança e gostaria de seguir os passos da família, por isso a escolha de sua profissão. 

Confira abaixo o texto escrito por ela!

As políticas públicas são uma forma de participação do estado, oferecendo orientações e apoiando nas atividades agropecuárias. A mulher do campo tem grande influência na agricultura familiar porém muitas vezes algumas delas não sabem por onde começar, principalmente quando se trata de um investimento inicial. Devido a isso o governo federal criou dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar uma linha específica de crédito para mulheres – PRONAF Mulher criado em 2003, um grande avanço nas conquistas femininas, porém algumas ainda hoje não conhecem esse programa devido a falta de informação e divulgação. Esta linha de crédito contribui para que a mulher supere as desigualdades de gênero no meio rural e dê empoderamento a elas, tomando frente dos negócios da família. Quando as mulheres têm oportunidade e liberdade de fazer escolhas que contribui para melhorar a sua vida, as consequências são benéficas para todos, podendo assim dar o passo na direção da mudança.

Quando se fala em independência, o primeiro valor que vem a mente é do campo financeiro, mas isso é absolutamente natural. Por trás da
dependência financeira existem diversos outros fatores que precisam ser trabalhados no campo psicológico. A sociedade é composta da figura masculina fornecedora e da feminina dependente. Trabalhar fora de casa, ganhar o seu próprio dinheiro, ser independente são conquistas recentes. Hoje o papel da mulher é muito diferente daquele do inicio do século, pois, além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidades, ela acumula tarefas tradicionais como ser mãe, esposa e dona de casa.

A imagem feminina é cada vez mais presente no mercado de trabalho, ocupando cargos de direção e chefia considerados masculinos. As mulheres há muito conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, mas diversas vezes ainda sofrem preconceito, principalmente no campo. Atualmente tomaram seus espaços e conquistaram seus direitos, outrora reprimidos e não aceitos pelas sociedades anteriores à nossa. Frisa-se que não há possibilidade de adquirir liberdade, sem lutar por ela.

O PRONAF Mulher foi criado principalmente devido às sérias dificuldades encontradas por elas em se manterem no campo, favorecendo-se de uma renda. Empoderá-las para que participem dos setores da vida econômica e nas atividades rurais é essencial para construir economias fortes e sociedades mais estáveis. Assim, o acesso da mulher ao crédito e à própria incorporação do sexo no formulário de declaração junto ao banco para obtenção do crédito são valores que extrapolam a alçada meramente econômica, posto que significam, também, o reconhecimento da participação das mulheres nas atividades econômicas agrícolas por parte das políticas públicas.

Todas as mulheres agricultoras integrantes de unidades familiares de produção, que apresentem Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) válida, estão aptas a participar do programa, o juros variam de 2.5 a 5.5% ao ano, dependendo do empreendimento e finalidades, contando com participação de 100% do BNDES e atingindo um valor individual de até R$: 330.000,00 para a realização das atividades, contando com um prazo de ate 10 anos para pagar incluindo até 3 anos de carência.

Para mais informações acesse o site: PRONAF Mulher

1 thought on “Espaço da leitora: A importância das políticas públicas para as mulheres do campo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *