Mulheres em Campo comemora 03 anos de existência em dezembro.

O artigo de hoje é um pouco diferente, “fiz a blogueira” e vim contar um pouco da história do portal Mulheres em Campo em comemoração aos 03 anos do site. 

Pra quem ainda não me conhece, sou Mariana Antunes, graduanda em engenharia agronômica pela Unesp Jaboticabal, e, há quase 01 ano atuo na área de agricultura de precisão em uma empresa de drones na cidade de São Carlos/SP. 

Dezembro é sempre um mês especial para o portal Mulheres em Campo, pois, há 3 anos florescia o primeiro site voltado para as mulheres do agronegócio. A ideia surgiu através de uma conversa entre eu e minha mãe, ela me questionou o motivo de as mulheres aparecerem tão pouco nos programas rurais da televisão. Minha mãe cresceu no campo, é fã da vida rural, de família de agricultores e uma grande incentivadora para eu seguir minha profissão, mas, naquela conversa, percebi sua indignação pelo pouco espaço que as mulheres ocupavam no setor, e ela tinha razão. 

O seu questionamento me fez pensar em alguma maneira de ajudar as mulheres a serem mais reconhecidas no trabalho do campo. Foi aí que comentei com ela a ideia de criar o “Mulheres em Campo“, o primeiro portal voltado para as mulheres da agricultura e da pecuária. Antes de criar pesquisei, pesquisei mais um pouco, e vi que, realmente, eram poucas as mulheres falando sobre agronegócio na TV e na internet. Portal para as mulheres do agronegócio? Não havia nenhum. No máximo uma homenagem às mulheres rurais no Dia Internacional da Mulher. Por isso, não pensei duas vezes e dei início a atividade que transformaria minha vida. Menos de um mês depois da conversa o Mulheres em Campo já estava no ar, dia 05/12/2015. 

De início convidei algumas amigas para fazerem parte, a que aceitou e embarcou na ideia comigo foi a zootecnista Roberta Rodrigues, dando todo apoio na parte de pecuária, que eu entendia bem pouco. Nós fizemos as redes sociais e um amigo nos auxiliou na criação do site. Em seguida, fomos atrás de coletar entrevistas e depoimentos de mulheres da área. Percebemos a importância desse trabalho já na primeira entrevista divulgada, pois, passamos dos 500 acessos diários que nossa hospedagem gratuita suportava e o site saiu do ar. No mesmo dia já migramos para a versão premium, com acessos ilimitados para que todos pudessem acessar nosso site. 

Em 2016 participamos do I Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, na cidade de São Paulo. Foi um evento encantador, estivemos com grandes nomes do agronegócio nacional, conhecemos nossas referências de perto, pessoas como Kellen Severo, Teresa Vendramini, Mônika Bergamaschi, José Luiz Tejon, entre outros.

Sem dúvidas foi o up que precisávamos para começar a organizar um evento com o mesmo intuito em nossa cidade. A ideia foi levar um pouco do conceito do congresso para a universidade, no interior do Estado. Assim demos start no I Workshop em Liderança Feminina no Agronegócio, realizado no dia 17/5/2017. O evento contou com a palestra de Jaqueline Casale, Diretora da Casale Equipamentos, e de Teresa Vendramini, pecuarista e Diretora Executiva da Sociedade Rural Brasileira, a primeira mulher a ocupar este cargo em 97 anos. 

Foi também em 2017 que surgiram as novas colaboradoras do portal, Roberta saiu para se dedicar ao mestrado, e entraram algumas leitoras que nos acompanhavam. Ronara, Alessandra e Carol foram as primeiras corajosas e compartilhar suas histórias em nosso site, em artigos semanais, elas se revezavam para contar as dificuldades e acertos nos mais de 10 anos de carreira como agrônomas. Ali, percebi que o site estava fazendo todo o sentido para mim, pois, além de colaboradoras, ganhei amigas que partilhavam o mesmo sentimento, o amor pela profissão e o amor pelo próximo, pois, seus artigos quase sempre eram dicas pessoais e profissionais. No II Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio as conheci pessoalmente. 

2018 foi um ano importante para o portal, pois, surgiram diversas oportunidades de levá-lo para onde nem imaginávamos chegar! Em junho participamos do I Encontro de Mulheres Rurais, promovido pela CNA -Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, lá pudemos discutir, junto a outras mulheres produtoras rurais, quais eram as principais dificuldades encontradas pelas mulheres em seus respectivos Estados, resumindo, um evento muito produtivo!
Em julho estivemos no Pulse Hub da Raízen, em Piracicaba/SP e pudemos, através de um bate papo descontraído, contar como surgiu o portal e ouvir também as histórias de mulheres da agricultura e pecuária que estavam ali assistindo. Em agosto estivemos no 11º Congresso Nacional da Bioenergia, em Araçatuba/SP, a convite da UDOP, e pudemos explanar sobre a importância das redes sociais para a agricultura atualmente.

Posteriormente, em agosto, realizamos o II Workshop em Liderança Feminina no Agronegócio, em Jaboticabal/SP. O evento contou com 5 palestras, e pudemos aproveitar um sábado com muito conhecimento e networking. As palestrantes foram Ronara Lasmar (colunista do portal, Eng. Agrônoma e Coach de Carreiras Agro), que abordou o tema “Inteligência Emocional no Mercado de Trabalho”; Fernanda Zanetti (Eng. Agrônoma e empresária), que abordou sua trajetória na sucessão familiar; Aline Beraldo (Eng. Agrônoma) que explanou a participação das mulheres dentro da empresa em que atua (Citrosuco); Thatiana Miloso (Jornalista e Diretora Comercial da Xmobots), que explanou o uso de tecnologias para agricultura de precisão; e Lilian Jacinto (Zootecnista e Gerente na CRV Lagoa), que explanou sobre a profissão e os desafios de ser uma mulher do campo. O evento superou as expectativas, contando com aproximadamente 120 pessoas.

Participamos em setembro do 11º Encontro Anual de Marketing em Alimentos e Agronegócios, em Piracicaba/SP e em outubro estivemos no III Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. Uma das novidades de 2018 foi o Clube de Vantagens Mulheres em Campo. O intuito é, além de ajudar a manter o site no ar, angariar vantagens exclusivas para as nossas leitoras, como descontos e cortesias em cursos, eventos e serviços do agronegócio.

Para 2019 a primeira novidade é o evento “Mulheres na Gestão“, que será realizado no dia 11/04/2019, em São Carlos/SP. O evento contará com duas palestrantes, Alessandra Decicino, Eng. Agrônoma que abordará o tema Mulheres na Gestão da Empresa Rural, e Lilian Nobrega, Eng. Civil que abordará o tema Mulheres na Gestão de Grandes Obras. A entrada será 01 produto de higiene pessoal, que será doado ao abrigo de idosos da cidade de São Carlos/SP. 

Além do evento, outra novidade de 2019 é coluna da Eng. Agrônoma Bruna Goulart, que explanará sobre seguros rurais, assunto de grande importância para o setor e pouco discutido na internet.

Além destas duas novidades, estamos com boas expectativas para 2019! Com a inclusão de novos eventos e cursos em nossa grade! Nós divulgaremos também o resultado do mapeamento dos Grupos de Mulheres do Agronegócio no Brasil, que foi iniciado em outubro em nosso site e redes sociais. 

Não foi fácil chegar até aqui, por ser o primeiro nesse nicho nós quebramos muitas barreiras, as vezes deu até vontade de desistir, a equipe do site é composta por mulheres como vocês, que estudam, trabalham, levam uma vida agitada no agro, mas que se esforçam, de forma voluntária, para estarem aqui compartilhando conteúdo de qualidade para as leitoras. 

Finalizo agradecendo, em nome de todas elas, Alessandra, Ronara, Nataly, Laura, Bruna Ramos, Bruna Goulart, Esteffany e Fernanda Drudi, a companhia concedida nesse ano de 2018 e nesses 03 anos de Mulheres em Campo. Esperamos vocês em 2019! 

Um beijo, boas festas de final de ano e um excelente 2019! 

Apoio


 

 
 

&nbs;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *