Onde estão as mulheres no mercado Agro?

Olá Pessoal! 
 
Hoje gostaria de falar com vocês sobre as áreas do setor Agro que encontramos maior participação feminina.
 

Foto: engenheira agrônoma Caroline Maia

Pela minha experiência profissional e com base nas meninas que conheci, em diversas regiões do Brasil, a área com maior participação feminina é a comercial e seus desdobramentos, como marketing, gestão comercial, analistas e compras. 
 
Essa é a área onde se encontra a maioria esmagadora das meninas no mercado agro. 
 
A facilidade natural das mulheres em se comunicar (falar) e se relacionar, de forma geral, tem feito o mercado olhar para a ala feminina do agro com carinho. 
 
Em segundo lugar, vem a área acadêmica. Dentro do espaço da universidade, encontramos muitas agrônomas que continuam após a graduação, dedicando-se a carreira acadêmica ingressando no Mestrado e Doutorado. A presença feminina nas áreas de pesquisa é muito expressiva. 
 
Aqui,  acredito que a facilidade natural de enxergar e trabalhar com os detalhes faça toda a diferença. 
 
Em terceiro lugar em empresas públicas, onde o ingresso é por meio de concursos. A estabilidade e o salário acima da média tem  atraído muitas mulheres do nosso setor. 
 
Porém, o espírito empreendedor, foco,  planejamento e a busca constante pela melhoria de suas competências e habilidades irão lhe garantir sucesso, independente de que área escolher para atuar. 
 
E você, tem alguma área específica que pretende atuar? Ou entrou na universidade com uma ideia e durante o curso optou por outra área? Conte para nós!
 
Grande abraço,
Alessandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *