Polinizadores estão desaparecendo, conheça algumas plantas que atraem as abelhas

De acordo com o relatório publicado pela Organização das Nações Unidas, intitulado  “Avaliação Temática sobre Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos”, há diversos fatores que contribuem para o declive da população de polinizadores, tais como manejo do solo, uso de produtos químicos e também mudanças climáticas.

O documento indica que 75% dos alimentos cultivados dependem, parcial ou integralmente, da existência de polinizadores, que realizam o transporte do pólen do órgão masculino ao órgão feminino da flor, permitindo a fertilização.

Vera Lúcia Imperatriz Fonseca é professora de Ecologia da USP e está entre as diretoras deste relatório, ela afirma que é possível encontrar soluções adequadas para o problema de acordo com o local em que ele está ocorrendo. O apoio a práticas tradicionais de rotação de cultivo, a manutenção de áreas não exploradas, a diminuição da exposição dos polinizadores a agroquímicos e a criação de maior diversidade de habitat dos polinizadores estão entre as práticas consideradas favoráveis ao aparecimento dos mesmos.

Fonte: Exame. Para saber mais acesse: goo.gl/QT5b2e

É possível cultivar espécies de plantas que atraem os polinizadores, como as da foto abaixo.
abelha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *