Por que todos querem ser líderes? Colunista Ronara Lasmar escreve sobre o assunto

Na semana passada a Mariana Antunes, fundadora do portal Mulheres em Campo, concedeu uma entrevista ao blog Agronow, no qual contava do seu grande sonho, que é ver florescer uma safra de líderes mulheres no agronegócio. Pensando nisso, resolvi falar sobre liderança.

POR QUE TODOS QUEREM SER LÍDERES E NÃO MAIS CHEFES?

O mundo vem passando por mudanças e isso tem se refletido no ambiente tradicional das empresas. A figura do chefe não engaja mais. A liderança centralizada, exercendo poder de forma vertical, a busca por resultados financeiros (somente) perdeu força de mobilização e motivação de seus colaboradores.

E por que isso aconteceu? Uma evolução natural, em minha opinião. A tecnologia facilitou a entrada de mais empresas no mercado, com isso, começaram a surgir novos concorrentes, com preço competitivo e produtos de qualidade similares. Tais características começaram a não ser diferenciais e se tornaram “commodities”. Naturalmente, um gestor que não tenha percebido que o seu mercado mudou, que esteja focado em busca de resultados financeiros (somente) e que não se pergunte o PORQUÊ do seu trabalho, qual o VALOR de tudo o que faz, não teria vida longa.

Neste mesmo cenário, algumas empresas começaram a se destacar e o que elas tinham de diferente? Pessoas. Foi aí que surgiu a figura do líder, essa pessoa capaz de utilizar suas competências e habilidades para inspirar, motivar e engajar outras pessoas, seus colaboradores, liderados e com isso conseguir resultados acima da média.

A partir daí, começa a crescer a admiração e o desejo dos jovens pela liderança.

Mas é necessário fazer uma alerta: nem tudo são flores e a liderança, como tudo na vida, tem um preço. Se observarmos a história dos grandes líderes, perceberemos o longo e árduo caminho que eles precisaram trilhar. Jesus Cristo, Ghandi, Martin Luther King, Mandela e outros, têm suas histórias recheadas de batalhas, fracassos, autoresponsabilidade e muita inteligência emocional.

Como o assunto é extenso, falarei mais sobre liderança em nossos próximos encontros. Mas gostaria de deixar aqui o discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005. Vale a pena cada minuto desta palestra. Veja e se inspire nesse líder!

youtu.be/s9E6XfJPAMM

Grande abraço e até a próxima!

Ronara Santos Lasmar
Mentora e Coach de Carreiras Agro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Redes Sociais
Nossa História

Fundado em dezembro de 2015, o portal Mulheres em Campo é o primeiro site voltado ao desenvolvimento da mulher no agronegócio. Líder neste segmento há quase 3 anos, o portal vem conquistando espaço perante o setor agrícola e pecuário brasileiro. Atualmente conta com apoio de empresas de renome e é o único portal voltado para mulheres que realiza a cobertura do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio.