Programa 5S na empresa: o que é e para que serve?

Esteffany Reis, é Zootecnista, mestranda em sanidade animal e saúde coletiva com ênfase em mastite bovina pela Universidade Federal de Lavras. Atua como colunista na área de pecuária no portal Mulheres em Campo e trouxe hoje um assunto interessante a ser abordado pelas propriedades rurais. Esteffany fez o curso 5S: IMPLEMENTANDO O PROGRAMA EM PROPRIEDADES RURAIS, promovido pelo portal EducaPoint, e contou um pouco sobre esse programa e seus benefícios. Confira! 


O que é o 5S e como aplicá-lo? É um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão no qual tem o objetivo de promover mudanças na empresa, visando a organização, o comportamento social, a praticidade e qualidade do trabalho, reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional. O programa pode ser implementado em diversos setores e diversos segmentos, tem como fundamento o lado econômico, social e ambiental.

A junção da letra “S” e número “5” vem das seguintes palavras japonesas:

Seiri – Senso de utilização
Sua principal fundamentação é separar o útil do inútil, é dar um destino adequado aos objetos na área de trabalho, desculpar área e eliminar o que está atrapalhando e acumulando. Tem como resultado um ambiente organizado, estruturado e mais limpo visualmente.

Seiton – Senso de organização
Se trata da organização do que realmente foi definido como útil, utilizar um local apropriado para agrupar as coisas e desenvolver as pessoas o habito de devolver ao local correto após o uso. Assim espera-se agilidade ao realizar as atividades do dia a dia.

Seiso – Senso de limpeza
Busca, deixar o local mais limpo possível, a conservação das maquinas e equipamentos, a sanidade dos animais, funcionários com boa condição de saúde, envolve o nível de barulho e odores fortes. Tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e bem estar dos funcionários e animais.

Seiketsu – Senso de saúde e higiene
A essência é, boas condições de saúde mental e corporal, mantendo o ambiente de trabalho agradável e seguro, zelando o meio ambiente e conservando o local de trabalho. Busca a qualidade de vida dos funcionários gerando maior rendimento de seu trabalho.

Shitsuke – Senso de autodisciplina
O que fazer para manter a disciplina e as mudanças conquistadas, espera o amadurecimento dos profissionais, para dar continuidade aos novos padrões. A fase é fundamental para colocar adiante o planejamento realizado nas etapas anteriores e buscar novas melhorias.

Desta forma, o programa 5S é de fácil adoção e busca melhorar a rotina pessoal, podendo ser adotado em propriedades rurais, como fazendas leiteiras, por exemplo, melhorando a produtividade diária dos funcionários e a produção animal, visando sempre a busca da lucratividade, respeitando o meio ambiente e promovendo saúde.

Para quem se interessar pelo assunto, segue link com o curso oferecido pelo EducaPoint5S: IMPLEMENTANDO O PROGRAMA EM PROPRIEDADES RURAIS

 

 
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *