Quais são as 5 liberdades que devem ser garantidas aos animais?

Posted On By admin

Liberdade de sede, fome e má nutrição, liberdade de dor e doença, liberdade de desconforto, liberdade para expressar o comportamento natural da espécie e liberdade de medo e estresse. Caracterizadas como as 5 liberdades do bem-estar animal,  falando sobre esse tema tão importante, inicio meu primeiro artigo aqui no Mulheres em Campo.

O bem-estar animal é um assunto que demasiadamente divulgados em jornais, programas rurais e em algumas ONG’s defensoras dos animais. Executado em prática no campo com animais de produção e nos lares com os animais de companhia, independentemente da espécie. O bem-estar é uma teoria, cuja prática melhora a qualidade de vida dos animais.  

O Conselho Federal de Medicina Veterinária atribui a competência aos profissionais como veterinários e zootecnistas a diagnosticarem o bem-estar animal, surgindo assim conceitos das liberdades em que os animais devem ter e serem livres de maus tratos.

1 – Liberdade de sede, fome e má nutrição: Todo animal deve ter água potável e alimento de boa qualidade e quantidade suficiente que supra suas necessidades nutricionais;

2 – Liberdade de dor e doença: Todo animal tem o direito de ser livre de dor e doença, portanto, deve se manter a prevenção com vacina, vermífugos para as enfermidades que têm prevenção e ter todo cuidado clínico ao perceber um sinal de dor ou doença.  

3 – Liberdade de desconforto: Merecem toda a atenção em relação ao ambiente em que vive, considerando suas necessidades e limitações territoriais, pensando também no conforto térmico de cada espécie.

4 – Liberdade para expressar o comportamento natural da espécie: Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a definição para esta característica é que a expressão do comportamento natural da espécie deve ser sempre considerada para medir a qualidade de vida e bem-estar do animal. É preciso um espaço que não restrinja os comportamentos do animal, por isso é importante estimula – lós com tarefas e objetos que permitam seus comportamentos naturais. Quando o animal não consegue fazer isso, podem aparecer comportamentos anormais, como andar repetitivamente.

5 – Liberdade de medo e estresse: Devemos evitar a causa e o efeito de sofrimento aos animais, isto é físico, mental. Deve ser evitado que fiquem assustados e irritados.

Diante destas 5 liberdades citadas, sendo uma abolida, teríamos  prejuízos à vida e saúde animal e consequentemente a relação homem–animal também estará comprometida. Por isso, é necessário repensar antes de adotar medidas que ferem aquilo determinado como o bem-estar animal.

Autora: Bruna Ramos – bruna@mulheresemcampo.com.br

One thought on “Quais são as 5 liberdades que devem ser garantidas aos animais?”

  1. Boa Tarde, estou concluindo o Curso de Direito e pretendo faze meu TCC sobre O direito dos animais no Direito Penal. Gostaria de saber a fonte para a sua postagem… se se baseou em alguma lei ou jurisprudência especifica.
    Aguardo a sua resposta, bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Redes Sociais
Nossa História

Fundado em dezembro de 2015, o portal Mulheres em Campo é o primeiro site voltado ao desenvolvimento da mulher no agronegócio. Líder neste segmento há quase 3 anos, o portal vem conquistando espaço perante o setor agrícola e pecuário brasileiro. Atualmente conta com apoio de empresas de renome e é o único portal voltado para mulheres que realiza a cobertura do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio.