Setembro amarelo e a importância da prevenção ao suicídio

O dia 10 de setembro é reconhecido como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por isso, no mês de setembro é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, que ocorre desde 2014 e tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade dessa questão, no país e no mundo.

De acordo com o site oficial do Setembro Amarelo, o suicídio é um problema de saúde pública, pois, atualmente são 32 vítimas por dia somente no Brasil, esse dado é superior às vítimas de  doenças como AIDS e alguns tipos de câncer. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo a grande maioria homens entre 25 e 34 anos, além disso, o suicídio é considerado a 15ª causa que mais mata a nível mundial. A OMS afirma também  que 90% dos casos poderiam ser prevenidos, entretanto, como saber quem precisa de ajuda? 

Em seu site, a psicóloga Beatriz Brandão afirma algumas instituições bastante confiáveis promovem ações especiais durante todo o mês de setembro, chamando a atenção da sociedade para o tema e nos convidando a dialogar sobre o tema fora da pauta de psiquiatria e psicologia, trazendo para mais perto de nós a empatia para com estas pessoas que, muito mais do que vez ou outra, têm enorme necessidade de serem ouvidas, escutadas e reinseridas”.

Logo, a ampla divulgação do assunto é a o ponto chave para a diminuição dos índices de suicídio, pois, as pessoas precisam saber que há lugares especializados e pessoas dispostas a ouvirem o que elas têm para falar, com sigilo, segurança e principalmente, vontade de ajudar. 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo,  por telefone, email, chat e Skype.

Conheça o site do CVV, divulgue em seu grupo de amigos, em seu bairro, cidade, compartilhe nas redes sociais e faça sua parte auxiliando a quem possa precisar.

 Acesse o site www.setembroamarelo.org.br e saiba mais sobre o assunto. Já para entrar em contato com o CVV acesse www.cvv.org.br

 

O Setembro Amarelo é um mês de visibilidade para essa causa, pensando nisso, o site Mulheres em Campo fez uma parceria com a psicóloga Juliana Ulian, oferecendo 50% de desconto nas sessões no mês de setembro! O objetivo é incentivar a procura por auxílio! Nós acreditamos que iniciativas como essa podem fazer a diferença na vida de alguém! Ajude você também!  

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *